Palavras-Chaves: Expressões, gírias, cultura
A comunicação é a chave para tudo não é mesmo? Cada Estado ou comunidade local possuem expressão próprias e gírias, e muitas vezes não sabemos o que significam. Esse fato cultural enriquece nossas experiências de viagem, tornando-as únicas. Conhecer um pouco das expressões locais, pode te ajudar em algumas situações cotidianas. Separamos algumas que são usadas em praticamente todo o Estado da Bahia.
Provavelmente no momento que você fechar um passeio local ou utilizar os serviços dos Bici-Táxi ou Tuc-Tuc, que são dois tipos de veículos utilizados para chegar até a Praia do Lord ou até a Vila, será o momento que você irá ter uma troca cultural muito bacana e com certeza, em algum momento você ouvirá as expressões e os diálogos abaixo:
E aê, meu rei!? (Olá amigo)
Ôxe, que bom que você veio! Então pega a visão, que o bagulho aqui é massa!
(Ôxe:Diminutivo de Ôxente. Muito usado na Bahia, é como o Uai dos mineiros e o Bah dos gaúchos, pode significar espanto, surpresa, admiração...)
Pega a visão: (Abre olho/presta atenção)
Massa: (Legal)
Se a sua estadia for de um período maior, com certeza você já terá um elo com os prestadores de serviço local e com certeza, você e sua família serão considerados como amigos. Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são:
Colé, meu bródi! (Olá meu amigo)
Fala Pai! (Olá meu amigo)
Colé, men! (Olá meu amigo)
E em uma negociação com certeza poderá surgir essa frase:
Eu tô ligado que cê tá ligado na de colé de merma. (Estou ciente do seu conhecimento a respeito do assunto.)
Uma das características incríveis do povo Baiano é a simpatia! Eles sempre querem conversar, convidar você para ir a uma festa ou simplesmente falar um pouco do seu dia a dia. Se você pedir a programação local de eventos, com certeza você será convidado a participar da festa de um jeito bem peculiar.
ÊA! Bó pu regui? (Vamos para a festa?)
Bó pro reggae, comer água e ficar de boa! (Vamos para uma festa, beber e relaxar!)
Outra característica aqui é a sinceridade. Caso não concordem com alguma coisa com certeza irão falar uma expressão como esta:
Aooooonde! Aí cê me quebra, né bacana! (Jamais, aí você me prejudica, não é meu amigo?
Selecionamos abaixo as principais expressões que podem surgir em uma conversação durante um passeio ou uma compra.
Barril (Tenso)
Se pique (Saia)
Lá ele (Eu não/Deus me livre)
Crocodilagem: (Enganar)
Éniuma (Deixe estar/vai ter troco)
Boca de me dê (Pessoa Pidona)
Vú(Viu)
Viu (OK)
Bater uma baba (Jogar Futebol)
Migué (Mentira)
Brocou (Mandou muito bem)
Bora (Vamos sim)
Vê uma Roska (Caipirinha de Vodka)
Vê uma Caipirinha (Caipira de Cachaça)
Vê uma Caipirissíma (Caipira de Rum)
Pronto (Tudo certo)
Bora (Vamos)
Com certeza são muitas expressões que você ficará se perguntando o que significam, mas o importante sempre é respeitar a cultura do outro. As vezes são as maiores diferenças que nos aproximam. Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as gírias e expressões típicas da Bahia, bora aproveitar para trocar experiências e conhecimento, e levar na bagagem muitas histórias?