DICAS

Home / Dicas / O que fazer e quais lugares curtir na Bahia

O que fazer e quais lugares curtir na Bahia

A Bahia pode ser muito mais que praia e diversão!

Image

Palavras-Chaves: Praias, Locais, Cultura

Ao chegar na Praia do Forte, você verá um paraíso com águas cristalinas rodeadas por lindos coqueirais, areias brancas e fofas. A Praia é reconhecida por suas piscinas naturais, formadas a partir de corais, e que se tornam visíveis na maré baixa. Caso já queira programar sua viagem você pode verificar previamente os dias e horários de Maré Baixa ( https://www.apolo11.com/mare.php?local=30 ), ou se preferir, chegando ao hotel, solicite o auxílio de um de nossos recepcionistas.

A Praia do Forte é naturalmente dividida entre três “piscinas” muito famosas e apreciadas. A piscina do Lord é a mais famosa, ideal para a família toda, conta com uma estrutura de cadeiras e guarda sóis que podem ser alugados por ambulantes credenciados que também vendem bebidas e iguarias da região. As caipiroskas de frutas típicas, são deliciosas, impossível não experimentar. Mais a frente, a piscina Papa Gente que leva este nome por não ser tão rasa, é ideal para quem deseja praticar mergulho. Por fim, a Piscina da Praia do Porto localizada próximo ao acesso que chegam os barcos de pesca e de passeio, um ancoradouro natural que juntamente com a igreja histórica de São Francisco de Assis completam a paisagem única e encantadora da Praia do Forte.

No final de tarde a dica é curtir a Vila. Restaurantes e lojas dividem espaço com antigas casas de pescadores e barracas com comidas típicas da região. Crianças e adultos vão adorar fazer um passeio nos bicitáxis e tuc tucs. A gastronomia da Praia do Forte é diversificada, você pode experimentar a culinária típica da região, mas também comer uma pizza, massa ou sushi. A dica que deixamos aqui é, não deixe de provar as deliciosas tapiocas da Casa de Farinha. O processo é todo artesanal e é feito na frente dos turistas pode acreditar, as tapiocas tem um sabor único!

Na Vila, você encontra uma variedade de lojas que vendem desde grifes famosas à souvenirs da região e com certeza, vão fazer você levar verdadeiras lembranças inesquecíveis na bagagem. No final da Vila, após um maravilhoso jantar que tal curtir a noite no Bar do Souza? O lugar frequentado por turistas e moradores, traz além dos tradicionais bolinhos de peixe, muita música baiana e é impossível você não dançar ao som das bandas locais.

Um local que é parada obrigatória, é a visita ao Projeto Tamar. Além de conhecer o trabalho de um projeto muito importante para a fauna marinha, você verá muitas tartarugas claro! A Praia do Forte é escolhida por espécies que procuram as orlas de águas quentes para desovar e o Projeto protege os ninhos, acompanhando o desenvolvimento dos filhotes até sua soltura no mar. Se você tiver sorte, poderá acompanhar este processo de soltura, que é realmente emocionante! Uma boa pedida é contemplar toda a exuberância de um final de tarde no Deck Tamar, que reúne boa gastronomia, música com muito conforto e uma paisagem magnífica da nossa orla.

Outro Projeto muito importante e que também merece uma visita é o Instituto Baleia Jubarte. Dedicado a preservação e estudo destes lindos animais, ele incentiva a observação sustentável das baleias em alto mar. O passeio para a observação de baleias é muito procurado por milhares de turistas que embarcam na expectativa de vê-las em seu habitat natural. Peça informações na nossa recepção sobre as operadoras de turismo receptivo que oferecem este passeio, que também inclui uma visita prévia ao Instituto. As operadoras de turismo local também possuem outros passeios incríveis que podem ser feitos por toda a família, como um passeio de quadriciclo pela reserva Sapiranga que é diversão garantida!

Se você deseja conhecer um pouco mais da história da Praia do Forte, que tal um passeio no Castelo Garcia D´avila? As ruínas são um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Desde 1938 o monumento é tombado pelo IPHAN.

Impossível não se apaixonar pela Praia do Forte não é mesmo? São muitas atividades e passeios que você pode fazer, sem falar que dependendo do tempo de sua estada você poderá conhecer outros destinos próximos.


A Praia do Forte também é rodeada por outras lindas praias, cada uma com suas peculiaridades. Se você tiver como estender a sua estadia, vale a pena um passeio para conhecer o que o litoral baiano tem a oferecer. Você pode se deslocar através de táxis, transporte público ou particular ou contratar as agências de receptivos da região. Confira abaixo nossas dicas e programe suas férias!

Outras Praias

Imbassaí

Em tupi significa caminho do rio, mas para os moradores significa “encontro das águas”. Isso porque você pode deslumbrar um cenário incrível que é o encontro do Rio Imbassaí com o mar, que aliado a enormes dunas de areias brancas e aos coqueirais formam uma paisagem de tirar o folego! Você pode aproveitar e alugar caiaques, praticar stand up paddle ou fazer um passeio de jangada e logo após sentar e petiscar na beira do Rio. A praia é ideal para quem gosta de mar mais agitado, muito apreciada por surfistas, pela sua formação de ondas.

Não deixe de conhecer a Praia de Santo Antônio, uma praia semi-deserta linda, e a Vila de Diogo, onde você vai encontrar uma comunidade de pescadores e artesanatos tipicamente baianos. Se for passar o dia, a dica é almoçar no tradicional Restaurante Sombra da Mangueira.

Mangue Seco

Em direção ao Estado do Sergipe, a 170km da Praia do Forte está localizado um dos lugares mais famosos da Bahia. Reserve um dia das suas férias para conhecer o cenário da novela inspirada no romance de Jorge Amado: “Tieta do Agreste”. Mangue Seco fica localizado às margens do Rio Real na divisa ente Bahia e Sergipe e para chegar a linda e remota praia, você atravessará o rio através de lanchas ou barcos. Chegando na vila local você se sentirá literalmente em um cenário de novela! Um lugar tão simples e ao mesmo tempo tão encantador, escondido em um pedacinho do litoral brasileiro. Para chegar até a praia impossível não vibrar de alegria em uma aventura repleta de adrenalina ao andar de buggy pelas enormes dunas. A praia é única, as barracas que vendem petiscos e bebidas colocam na areia, redes para você descansar e contemplar a exuberância da natureza.

Guarajuba

Agora no outro sentido da Linha Verde, vamos falar um pouco desta praia linda. Escolhida por muitas famílias como moradia ou que desejam passar finais de semana, ela possui um boa estrutura de restaurantes e áreas de lazer, como ciclovias, calçadões, ruas e praças arborizadas. Na beira da praia, assim como nas outras, você também pode petiscar as iguarias baianas com peixes frescos e outros frutos do mar. Um detalhe importante é falar sobre o mar de Guarajuba, que atende tanto a banhistas nos trechos em que há recifes, como surfistas na parte onde o mar é mais aberto. Durante a noite, principalmente no verão, muitos bares apostam em uma boa programação musical, garantido a alegria dos turistas.

Itacimirim

Fica apenas a 5km da Praia do Forte, também é muito procurada por suas piscinas naturais, e tem a combinação peculiar do encontro das águas de rios que escoam no mar. Já a Praia do Peru é muito procurada para a prática do surf, sendo inclusive palco de campeonatos. Tem boa estrutura de quiosques, bares e restaurantes.

Arembepe

Assim como todas as demais praias que compõem a linha verde, a praia é linda mas o destaque de Arembepe se dá por sua aldeia hippie. Ela é mundialmente conhecida, depois que recebeu Mick Jaqqer e Janes Joplin nos anos 70. Você vai literalmente vivenciar a cultura hippie ao conhecer a aldeia e ver de perto os artesanatos e as moradias dos habitantes. A parte central possui lojas e bares, mas é considerada uma praia mais rústica por não receber tanto a atenção dos turistas. Mas se você tiver a oportunidade de conhecer as praias de Arembepe vai se encantar pelo visual!

Salvador

Muitos turistas que vêm a Praia do Forte querem curtir praia, mas claro que ir embora sem visitar a capital baiana o seu passeio pode ficar incompleto. Então a dica é, se você for ficar mais alguns dias por aqui, reserve um dia para conhecer Salvador! Para chegar até lá você pode pegar o ônibus da linha verde, contratar um motorista particular, ou alugar um carro, mas essa opção indicamos para motoristas mais experientes, a capital tem um trânsito intenso e muitos recortes que exigem uma bom GPS.

Caso você chegue de ônibus, a dica para aproveitar o dia é ir no Salvador Bus, um passeio guiado que percorre os principais pontos turísticos de Salvador, o percurso dura cerca de 4 horas. Existe um ponto de parada em frente a rodoviária. O interessante é que com a pulseira, caso você queira explorar mais tempo um dos locais turísticos, poderá pegar o próximo ônibus.

Salvador possui muitos lugares incríveis, é repleta de história e alegria. Se você for dar um passeio por lá vale a pena conhecer estes pontos turísticos:

  • Farol da Barra e Praia do Porto da Barra:

  • É com certeza um dos cartões postais mais famosos de Salvador. Ele marca a entrada da Baía de Todos os Santos com a construção do Forte de Santo Antônio da Barra. Para os amantes da história do Brasil, é parada obrigatória, já que no interior da fortaleza há um museu, que além de tudo lhe dá acesso ao terraço e você pode ter uma vista de tirar o fôlego da Baía.

  • Largo do Campo Grande:

  • Com árvores centenárias, situa-se após o "Corredor da Vitória". Abriga o Teatro Castro Alves, o maior e mais importante centro artístico de Salvador, e o Teatro Vila Velha.

  • Praça da Sé/Pelourinho e Praça Municipal (Elevador Lacerda/Palácio Rio Branco):

  • Parada obrigatória para quem vai a Salvador. O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo e é usado diariamente por milhares de pessoas que se deslocam entre a cidade baixa e a cidade alta. Chegando lá você tem uma vista incrível de Salvador, e vai conhecer o Pelourinho, Patrimônio cultura da Humanidade. É tanta coisa incrível, história e cultura para olhar e vivenciar, com certeza é um dos lugares que você visitará e ficará para sempre em sua memória! Para finalizar o passeio tome um sorvete na Sorveteria A Cubana vislumbrando a linda vista da Baía de Todos os Santos.

  • Mercado Modelo/Centro Náutico:

  • Temos certeza de que quando você visitar o Mercado Modelo vai se maravilhar com tanto artesanato! A dica é pechinchar e garantir desde as famosas fitinhas do Senhor do Bomfim até os famosos souvenirs da Bahia. As rodas de capoeira estão sempre presentes e com certeza vão fazer você se maravilhar e garantir fotos incríveis.

  • Igreja Nosso Senhor do Bomfim:

  • Mais um cartão postal da capital. Você não pode deixar de tirar uma foto em frente ao gradil coberto de fitinhas do Nosso Senhor do Bomfim. A Igreja também foi tombada como Patrimônio da Humanidade, e com certeza o que mais encanta é ver que ela é palco da união do candomblé com a religião católica, o que pode ser apreciado de perto com a famosa festa religiosa da lavagem das escadarias que acontece anualmente na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

Salvador é com certeza uma daquelas cidades que você vai conhecer e vai ter a certeza de que está no Brasil, é lá que a história do país dá os seus primeiros passos, e é impressionante que mesmo depois de tantos anos ela permaneça tão viva!